Objetivos
do “Projeto UCA” (Um computador por aluno):
- Utilizar a tecnologia existente
para a melhoria do aprendizado dos alunos.
- Inserir gradativamente a
tecnologia na sala de aula de forma natural.
- Utilizar os recursos
disponíveis como meio de aprendizagem e não como fim.
- Tornar o UCA uma ferramenta de
aprendizagem.
Metodologia para
utilização do UCA:
Para dar andamento ao Projeto UCA,
no início do ano de dois mil e dezessete a Secretaria Municipal da Educação
adquiriu armários para as salas de aula da EMEB Esperança para colocação dos
equipamentos (uquinhas), duas réguas por sala, roteador e link de Internet.
Também foram levados para escola os equipamentos que tiveram seus cartões
substituídos.
No mês de março a equipe Pedagógica
de Informática iniciou seus trabalhos na escola fazendo um levantamento no
laboratório de Informática e nas salas onde haviam os equipamentos.
Foram
testados os equipamentos, organizados os carregadores e distribuídos de acordo
com o número de alunos por sala para seu uso.
Nas
salas de aula foram organizados e testados os carregadores e máquinas com as
turmas.
Após serem
distribuídos e organizados nas salas, as turmas etiquetaram os equipamentos.
Foi apresentado o sistema operacional e sua
plataforma e dado início ao treinamento para alunos e professores ensinando
como ligar, desligar, acessar o sistema, jogos educativos, criar pastas e
documentos e também salvar.
Os treinamentos com as turmas
ocorreram uma vez por semana nos períodos matutino e vespertino, com horários
estabelecidos pelos professores e equipe
pedagógica.
AVALIAÇÃO
Podemos assim concluir que com o
uso dos UCAs em sala tornou as aulas do professor mais atrativas e dinâmicas,
conseguindo avançar nos conteúdos e aprimorar o conhecimento. Os alunos
aprendem com mais facilidade o conteúdo trabalhado fazendo um reforço do que
foi visto, e apresentam um interesse maior em aprender.
Como as máquinas estão à disposição
dos professores e alunos na sala de aula faz com que o netbook seja usado com
mais frequência e de forma natural durante as aulas.
Percebe-se que houve uma interação e
aceitação bem grande por parte dos professores e alunos. As turmas tiveram um
comportamento diferenciado das outras aulas e o professor está fazendo uso no
cotidiano de suas aulas, seja com toda turma, dependendo do objetivo das suas
aulas ou com alguns alunos que apresentam mais dificuldades.
Os alunos que conseguem terminar as
atividades solicitadas pelo professor passam a usar o Uquinha como complemento
do conteúdo trabalhado, através de jogos ou conclusão da atividade já iniciada.
Sendo assim o aluno permanece concentrado na aula do professor e aprendendo,
possibilitando que os colegas concluam suas atividades e assimilem o conteúdo,
buscando melhorar seu conhecimento no conteúdo que está sendo trabalhado e
aprimorando outros.
O uso da tecnologia em sala de aula
vem como uma ferramenta para auxiliar no processo ensino-aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário